27/09/07 - Último dia para conferir a exposição de Paulo Laender na Fiemg

A exposição de Obras Recentes do artista Paulo Laender fica até hoje na galeria de arte da Fiemg e através de objetos como madeira, couro, tintas e aço oxidado traz esculturas, pinturas e gravuras. Obras Recentes tem curadoria de Mário Zavagli.

Ao longo de quase 40 anos de atividades, Laender fez aflorar e consolidou uma escrita própria. Uma fala muito pessoal que, tocando com pertinência conceitos atuais, sempre permaneceu naquele plano que não se prende às imposições das tendências.

Embora sempre atualizado e atento ao mundo, tem preferido construir sua obra em profundidade, assentada em idéias que fazem cruzar sensibilidades, conceitos artísticos e de religiosidade, extraídas de culturas orientais, africanas e ocidentais.

26/09/07 - Mariana recebe turnê do espetáculo Osquindô

Quem estiver em Ouro Preto pode conferir as apresentação na cidade vizinha, nos dias 26 e 27 de setembro, no Teatro Sesi-Mariana.

Depois do sucesso de público de 40 apresentações em diversas cidades de Minas, a Lunática volta a Mariana com a turnê do OSQUINDÔ – Uma delícia de espetáculo!. O show que encanta crianças e adultos será apresentado nos dias 26 e 27 de setembro, quarta e quinta-feira, às 19h, no Teatro Sesi-Mariana. Os ingressos estão à venda no Teatro Sesi e custam 12 reais (inteira), 6 reias (meia-entrada) e preço promocional com apresentação da filipeta.


Quem não conhece ou não se encanta quando ouve cantigas de roda e de festa como O Sapo não lava o pé, A canoa virou ou Hoje tem Osquindô? A Lunática transformou esses sucessos em jazz, pop rock e blues e vêm espalhando alegria pelas cidades onde tem se apresentado.


OSQUINDÔ é uma saborosa mistura musical e cênica criada a partir de ingredientes retirados do folclore infantil e da cultura popular. Na receita do espetáculo entram canções de roda e de festa, mitos, jogos e números de palhaço. O figurino e o cenário foram inspirados no trabalho de artesãos de Minas Gerais. O resultado dessa mistura lunática rende 60 minutos de pura alegria e diversão.


E tem mais! O Grande Livro da Adivinhação: a misteriosa Madame Jojoaninha desafia o público com charadas milenares; Assombrações do Brasil: até os mais valentões vão tremer com histórias de assombrações que andam a solta pelo Brasil; A Hora da Mistura: uma deliciosa mistura feita com ingredientes musicais, jogos e brincadeiras da infância. Um espetáculo para rir, cantar, brincar e se deliciar com os sabores do folclore infantil.



A Lunática

A Lunática é um Núcleo de Intercâmbios Artísticos voltado para a promoção de projetos de vivências, criação, formação e difusão artística. Segundo o diretor artístico do Osquindô, Antônio Caeiro “os projetos da Lunática são resultado da busca permanente por linguagens e conteúdos comprometidos com a inteligência e a vivência das crianças no mundo contemporâneo”.


Sediada no distrito de Passagem de Mariana, entre as cidades histórias de Ouro Preto e Mariana, a Lunática faz arte para criança, sem perder de vista aquelas já cresceram. Além do Projeto Osquindô, o Núcleo também atua com o Laboratório Lunática, que promove cursos e oficinas para crianças e jovens da região.



Turnê Lunática em Mariana

Osquindô - Uma delícia de espetáculo!

26 e 27 de setembro, quarta e quinta-feira

Horário: 19h

Local: Teatro Sesi-Mariana

(Rua Frei Durão, 22, Centro – Mariana)

Telefone: 3557-1041


Ingressos à venda no local

(R$ 12 - inteira, R$ 6,00 – meia)

- Preço promocional para quem apresentar a filipeta do espetáculo -

26/09/07 - Crepúsculo Cia. de Dança faz apresentação única em Mariana

A Crepúsculo Cia. de Dança vem apresentando, desde maio de 2006, seu 3º espetáculo denominado Afectos. Neste ano, a companhia fará apresentações em algumas cidades do interior de Minas Gerais, entre elas Mariana, no dia 29, sábado, às 20:30 horas no Sesi.

A companhia desenvolve um trabalho de pesquisa em dança contemporânea e é constituída por pessoas com e sem deficiências. Com quase 11 anos de existência, tem desenvolvido e aprimorado um trabalho próprio e inovador apontando para uma nova estética e concepção de dança. O trabalho é pautado na pesquisa de técnicas da dança contemporânea. A subjetividade de cada bailarino é utilizada como possibilidade de movimentos corporais que lhes são próprios.

Utilizando-se de uma pesquisa teórica e prática, em que todos os bailarinos são co-gestores de suas coreografias, eles atuam como intérpretes- criadores, buscando gerar novos sentidos e formas a algo que já os pertencem. Esta experimentação possibilita vivenciar sentidos esquecidos, valorizando o aprofundamento de toda expressividade corporal.

De acordo com a Diretora Artística e Coreógrafa da Crepúsculo Cia. de Dança, Luciane Kattaoui, tudo é feito de maneira bem sutil. “Muitas pessoas comentam que só perceberam que alguns dançarinos eram portadores de deficiência ao final do espetáculo, quando eles retornam ao palco para agradecer”. Vale ressaltar que até mesmo pessoas com tetraplegia compõem o quadro de dançarinos da companhia.

Kattaoui comenta também que o grupo ainda sofre algumas resistências e precisa enfentar certas barreiras. “É comum o público esperar um espetáculo de cunho terapêutico ou que apenas retrate as dificuldades de um deficiente. Mas nós fazemos uma inversão. As pessoas então se deparam com as possiblidades, e não com as deficiências”, explica.

Os convites podem ser retirados gratuitamente no Sesi. A Crepúsculo Cia. de Dança realizará até o final do ano mais três espetáculos no interior do Estado: Sabará (28/10), Ipatinga (09/12) e Timóteo (10/12).

Outras informações:
Luciane Kattaoui Madureira (Diretora Artística e Coreógrafa da Crepúsculo Cia. de Dança): (31) 3225-0040 / 3223-4611 / 9951-5272

26/09/07 - Amigas da Cultura visitam Mariana

Mariana recebeu, nesta quinta-feira, a visita da Associação Amigas da Cultura, que estão comemorando os 54 anos da entidade. As integrantes foram recepcionadas no Museu da Música pela Orquestra de Flauta de Monsenhor Horta e pelo prefeito Celso Cota e pela primeira dama, Cristina Cota. Emocionadas com a apresentação dos pequenos artistas, as amigas cantarolavam e aplaudiram as crianças. “Estes meninos estão de parabéns. Estou encantada com eles”, disse uma das integrantes.

De acordo com o prefeito, a orquestra era um reflexo dos investimentos feitos em projetos de valorização da cultura. “Nossas escolas oferecem aulas de música, melhorando o ambiente escolar”, completou o prefeito. Celso Cota agradeceu a presença do professor Aloísio Pimenta, presidente da Academia Mineira de Letras, e esposo de uma das participantes, pelo apoio na Associação Mineira de Municípios.

O vice-prefeito Roque Camêllo fez uma breve palestra sobre o Museu da Música, inaugurado no dia 16 de julho, Dia de Minas e aniversário da cidade. “Este prédio data de 1745, século XVIII e estava praticamente em ruínas. Corríamos o sério risco de perder esta relíquia que guarda mais de 2000 partituras desta época. Ainda bem que temos parceiros que nos ajudaram a resgatar este patrimônio”, completou. E anunciou que em pouco tempo, será instalado, no mesmo lugar, o Museu do Livro.

A presidente da Associação Amigas da Cultura, Consuelo Dethônico Máximo, parabenizou pelo trabalho de preservação da cultura marianense. “Isto é uma maravilha. Como vocês tem carinho em conservar este patrimônio. Isto é fantástico. Esta obra é um exemplo de preservação da história para as gerações futuras”, disse. Opinião compartilhada por uma das integrantes: “Este museu me faz relembrar os tempos antigos da capital mineira. E ele é, de certo modo, diferente. Viajei e conheci museus pelo mundo inteiro, principalmente na Europa, e nenhum é como este, que você pode acompanhar as partituras. Ele é lindo”, comentou.

Após percorrerem todo o museu e ouvirem as músicas do acervo, as amigas se dirigiram a um restaurante. Depois conheceram toda a cidade e o Recriavida, onde assistiram ao vídeo que mostrava os projetos de Gustavo Penna.


Associação Amigas da Cultura

Fundada em Belo Horizonte, por Anita Uxa, Lilly Draft e Maria Schreiber, com objetivo de preservar e divulgar as manifestações artísticas e culturais. A entidade, sem fins lucrativos, trabalha pela realização de acontecimentos nas áreas de música, teatro, dança, literatura, artes plásticas; ministra cursos de interesse geral e realiza viagens culturais. Desenvolve, ainda, atividades contínuas com oficina literária, cinema e livros comentados.

Ao longo destes 54 anos de existência, as Amigas da Cultura, promoveram dezenas de palestras, conferências, exposições de arte, recitais musicais, cursos de Arete e Cultura, apresentações de dança e teatro, viagens culturais para Minas Gerais, pelo país e ao exterior, além de premiar e conceder regularmente bolsas de estudos a jovens artistas promissores.

Em sua sede, em Belo Horizonte, existe uma biblioteca diversificada, continuamente ampliada e uma pinacoteca formada, em parte através de prêmios de aquisições de Salões de Arte.

Hérica Fonseca
Assessora de Imprensa
Departamento de Comunicação
(31) 3557 - 9066 / 9006
Prefeitura de Mariana

25/09/07 - Estrada Real terá estande no Salão Mineiro do Turismo

Natureza, Cultura, Gastronomia, Aventura e Bem-estar... Tudo isso e muito mais no estande da Estrada Real no Salão Mineiro do Turismo

Na quinta-feira, dia 27 de setembro, o Minascentro de Belo Horizonte abriga o Salão Mineiro do Turismo. Quem passar por lá poderá conferir o estande da Estrada Real e conhecer seus pacotes.

A proposta da exposição montada pelo Instituto Estrada Real junto a receptores turísticos é mostrar o que é que o destino tem.

Visite o estande e viaje pela Estrada Real.

Estande da Estrada Real no Salão Mineiro do Turismo

Local: Minascentro – Av. Augusto de Lima, 785

Centro de Belo Horizonte

Data: 27 de setembro

25/09/07 - Peças da cultura chinesa integram exposição no Museu da Inconfidência durante Imagem dos Povos

Como parte da programação complementar à terceira edição do projeto Imagem dos Povos, o Museu da Inconfidência apresenta, entre os dias 28 de setembro e 04 de outubro, a exposição Arte Popular da Província de Shaanxi, organizada pela Embaixada da China no Brasil. A abertura acontece no dia 28, às 15h, na Sala Manoel da Costa Ataíde – Anexo I do museu.

Entre as peças da exposição estão réplicas dos guerreiros de Terracota, recortes em papel – também chamados de flores de janela –, estampas xilográficas do Ano Novo Chinês, pinturas de camponeses, colheres com máscara, pipas, figuras do Teatro de Sombra, esculturas de argila colorida, jade de Lantian, porcelanas do condado de Yao, artefatos de bronze descobertos em escavações e cerâmicas tricolores da dinastia Tang. A mostra retrata ainda os bordados populares, que abrangem emenda de trapos, colagens, costura e acolchoamento.

História

Na Antiguidade, a província de Shaanxi, terra natal dos guerreiros e cavalos de Terracota, era chamada de Qin e conhecida como o museu da história natural da China e o berço da civilização chinesa. Ela está localizada entre as curvas do trecho central do rio Amarelo.

Capital de 14 dinastias, entre elas Zhou (durante a qual a China estabeleceu seu padrão de governo civilizado), Han (período em que o país abriu as portas para o mundo com a famosa "Rota da Seda") e Tang (quando o feudalismo e as trocas internacionais atingiram seu apogeu), Shaanxi representa o núcleo das principais relíquias culturais, costumes folclóricos e da história natural do país.

Abertura da exposição "Arte Popular da Província de Shaanxi"

Data: 28 de setembro

Horário: 15h

Local: Museu da Inconfidência – Anexo I – Sala Manoel da Costa Athaíde

Informações: www.imagemdospovos.com.br


24/09/07 - Mostra "América" de obras do pintor argentino Luis Anun é realizada no Sesi

Tem início no dia 25, terça-feira, no Sesi Mariana, a mostra “América”. Quem traz a exposição ao Brasil é o Consulado Geral da República Argentina em Belo Horizonte. O público poderá conferir 51 obras do consagrado artista plástico argentino Luis Anún.

Os trabalhos de técnica mista sobre papel e tela são divididas em três séries: Ex-votos, também denominada Promessas, Porteñas e La Salamanca. O artista realizou ao longo das quase três décadas de sua carreira diversas exposições de suas obras nas mais prestigiosas galerias e museus da Argentina e de outros países, entre eles Estados Unidos, Chile e Uruguai.

Anún é considerado pelos críticos como artista de grande originalidade e de técnica impecável. O pintor obteve numerosos prêmios e distinções. Muitas de suas obras formam parte do patrimônio permanente de afamados museus e coleções privadas da Argentina e do exterior. A mostra ficará aberta ao público até o dia 30.

Texto: Tatiana Toledo e Hérica Fonseca

24/09/07 - Ecoturismo e mineração são discutidos no Circuito do Conhecimento

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo marcou presença, mais uma vez, no projeto Circuito do Conhecimento, promovido pelo Circuito do Ouro. Mariana foi a cidade escolhida para sediar o primeiro da série de eventos incluídas nesta programação, em junho deste ano. Desta vez, “Turismo, Ecoturismo e Mineração” foi o tema debatido na cidade de Itabirito por representantes dos 19 municípios que integram o Circuito.

Durante a manhã foram realizadas quatro palestras: “Turismo em perspectivas econômica, social, ambiental e cultural”, ministrada pelo secretário de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito”, Ubiraney de Figueiredo, que mostrou a larga abrangência da atividade turística junto aos diversos setores da economia e sociedade; “Mineração e Turismo”, apresentada pela professora Úrsula Ruchkys, que destacou o crescimento e a valorização do geoturismo em todo o mundo seu potencial para as cidades mineradoras; “Planejamento e Gestão do Turismo”, que teve como palestrante o presidente do Conselho de Turismo (Comtur) de Bonito (MS), Cícero Ramos Peralta, com uma apresentação do modelo de planejamento e gestão do turismo deste município, que faz com que a região seja referência em ecoturismo; e “Integração Turismo Urbano e Rural”, ministrada pelo presidente da Anda Brasil e da Abratur-RJ e secretário de Turismo de Rio das Ostras, Airton Violento, que destacou experiências de sucesso em organização e gestão do turismo desse município.

“Temos consciência que a vocação natural de Mariana depois do circuito do ouro, do minério, é a indústria do turismo, mas hoje os dois podem conviver harmoniosamente”, afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcílio Queiroz. Para ele, contar com a parceria das empresas da região é importante para se aliar o turismo à atividade mineradora do município

Ainda segundo o secretário, Mariana possui atividades voltadas não só para o geoturismo, como a Mina de Passagem, mas também para o ecoturismo, diversificando a atividade na região. “Temos como exemplos o Parque do Itacolomi, com 70% da área pertencente ao município de Mariana, e a Cachoeira do Brumado, que possui um grande potencial”.

De acordo com Queiroz, uma das preocupações da atual administração é melhorar a infra-estrutura desses atrativos para se oferecer um serviço de qualidade ao turista. Para isso, a Secretaria de Cultura e Turismo realiza visitas aos distritos juntamente com a Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Rural, elaborando um planejamento que estruture e desenvolva a atividade turística desses locais.

O evento Circuito do Conhecimento teve ainda como atrativo o período de Vivência Turística, realizado na parte da tarde. Os participantes se dividiram em três estações: uma visita a um SPA, a um Pesque e Pague Campestre e a interpretação do patrimônio na descida da Ladeira do Bom Jesus do Matozinhos.

Informações para a imprensa:
Marcílio Queiroz (secretário municipal de Cultura e Turismo): (31)3558-2314

24/09/07 - Distrito de Monsenhor Horta ganha novo campo de futebol

A comunidade de Monsenhor Horta recebe, neste domingo, dia 23, às 9 horas, um novo campo de futebol, o Estádio Municipal São Caetanense. O atual tem mais de 15 anos de uso. Foram construídos alambrados e uma grande arquibancada, além do gramado – comparado aos melhores estádios brasileiros. A obra vai beneficiar toda a comunidade, proporcionando lazer e incentivando a prática de esportes.

Quem ganha também são os times da região, que prometem investir pesado nas categorias de base. O mando de campo ficará a cargo do Futebol Clube Sãocaetanense. De acordo com um dos dirigentes do clube, Reinaldo da Silva Pinheiro, mais de 100 crianças e adolescentes, dos seis aos quinze anos, treinam no campo, em busca do sonho de, um dia, se tornarem grandes jogadores de futebol. "As crianças daqui tinham muito incentivo dos pais, que nos ajudavam com as viagens, os uniformes e materiais esportivos. Precisamos retomar as categorias de base".

O mando de campo ficará a cargo do Futebol Clube São Caetanense, atual campeão Distrital da segunda divisão. Segundo Reinaldo, todos que quiserem usar o campo terão que obedecer à regras: "Não vamos mais permitir as peladas, que deterioram muito o campo. Haverá normas que todos os times terão que respeitar". Mas o campo não ficará apenas a disposição do São Caetanense. " Todo mundo vai poder usar o campo. Queremos resgatar os domingos quando o antigo estádio ficava lotado de pessoas, principalmente de famílias, incentivando os times", conclui.

Informações:
Reinaldo da Silva Pinheiro - um dos dirigentes do Futebol Clube São Caetanense: (31) 3557-1605

Texto: Hérica Fonseca e Tatiana Toledo

Exposição retrata o ofício do entalhe em Mariana

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove, a partir do dia 14 setembro, a exposição “O Ofício do Entalhe em Mariana”. A mostra de artistas marianenses tem como objetivo resgatar a riqueza dos trabalhos daqueles que marcaram ou ainda contribuem para riqueza artística e cultural do município, reconhecida no Brasil e no mundo.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcílio Queiroz, serão expostos trabalhos de cerca de 20 artistas, estejam eles ainda em atividade ou não.

A exposição, que será realizada no Terminal Turístico Manoel da Costa Athayde, segue até o dia 30 deste mês. A abertura acontece nesta sexta-feira, às 20 horas.

Entalhe em Mariana

O Ofício do Entalhe em Mariana, a partir dos anos 50 do Séc. XX, encontrou a sua melhor expressão no artista marianense José Agostinho Mesquita. Antigo marceneiro retratou nos moldes clássicos do entalhe decorativo cabeças de anjos, volutas e rocalhas.

Sua obra influenciou outro grande artista, Fábio Gomes Batista (Fabinho) que, tendo começado como pintor aos poucos foi se entrosando com a escultura. Ambos atuaram sozinhos até a década de 70, dominando o cenário do entalhe e da escultura marianense.

Foi a partir da década de 70 que César Augusto Ferreira Guimarães, cognome Cafguima, recém-chegado do Rio de Janeiro onde vivera por aproximadamente seis anos, revolucionou o panorama do entalhe marianense, trazendo técnicas novas aprendidas com o renomado artista judeu-polonês Izrael Szajnbrum, como as carrancas com feições bíblicas e orientais (mais tarde feitas sobre xaxim ou raízes), as talhas de casario em moda nos centros maiores, além do baixo entalhe e a xilogravura.

Novos talentos surgiram ou se aprimoraram naquele período como Alvinho, Celso Neves, Chico Neves, Eliseu, José Roberto, Luiz Fernando, Newton Godoy, Tati (Otacílio Loreto), Tão (Weverton), Kid, Euler, Tony D’Angelo (Casa Velha), Roberto Lima, André, Adilson, Célio Cota, Dodô (Lindouro), Sílvio André, Vigário, dentre outros, inovando inclusive com o acréscimo das molduras nas talhas.

Nesse tempo Hélio Petrus iniciava a sua trajetória como entalhador sacro. A sua interpretação da talha com motivos bíblicos e a feitura de imagens em estilo barroco influenciou vários artistas mais jovens. Talentos afloraram como Thyko, Sacramento, Eduardo Campos, Arlindo José Dutra, Carlos Eduardo Souza, Gabriel Lopes, Graciano Borges, Jango e outros mais.

A partir daí Mariana passou a abrigar novos santos, querubins e painéis sacros cuja inspiração primeira foi a Fonte da Samaritana, obra de autoria do Aleijadinho, atualmente instalada no hall do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra deMariana.

No início do século XXI surge o artista Tarik Zied Assaf, advindo da cidade de Belo Horizonte, que também ofereceu grande contribuição para o entalhe marianense, que pratica a arte sacra decorativa, além de técnicas da marcenaria tradicional antiga, inclusive com marcheteries.

Nessa época aqui também passou a residir Paula Lima, cuja ênfase artística são as miniaturas entalhadas em madeira.

Cada um deles, com o seu estilo e no seu tempo, marcam e enobrecem a Arte e a Cultura, fazendo com que a Primaz de Minas mantenha o seu título de Celeiro de Artistas.


Informações :

Marcílio Queiroz (secretário municipal de Cultura e Turismo): (31)3558-2314.

Texto: Tatiana Toledo e Marcílio Queiroz

06/09/07 - Sine atende a requisições de seguro desemprego

Que emprego está difícil no Brasil, é fato consumado por qualquer brasileiro que esteja procurando uma ocupação. Uma ferramenta de auxílio ao trabalhador é Sistema Nacional de Emprego, o Sine. O Sistema é um programa do governo federal, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através de sua Secretaria de Políticas Públicas de Emprego — SPPE - cujas diretrizes são fixadas pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador - CODEFAT.

Em Mariana, o Sine ampliou os atendimentos. Em balanço realizado pelo órgão, somente no mês de agosto, foram 962. Desse total, 185 pessoas procuraram o departamento para requerer o benefício do Seguro - Desemprego, ficando abaixo apenas das 322 emissões de Carteira de Trabalho. A procura é tanta que, em uma comparação com os atendimentos realizados de janeiro a julho deste ano, foram 9.728 atendimentos, sendo 233 requisições para Seguro-Desemprego.

Segundo a coordenadora do Sine Mariana, Maria Marta da Silva, o aumento se deve ao cancelamento do serviço na Caixa Econômica Federal: “Antes, o trabalhador que quisesse sacar o seguro podia procurar a Caixa, que não está realizando mais este serviço. O Sine ficou com toda a responsabilidade, aumentando muito a demanda”, diz.

Quem estiver precisando solicitar o benefício deve levar os seguintes documentos: requerimento em duas vias; carteira de trabalho; os dois últimos contracheques; comprovante de saque do FGTS; Carteira de Identidade; termo de rescisão de contrato; Cartão do PIS/PASEP e CPF. Os interessados devem procurar o Sine, que fica na avenida Getúlio Vargas, sem número, salas 01 e 02, no Ginásio Poliesportivo.

Informações:
Maria Marta da Silva (coordenadora do Sine): 3557-9048 e 3557-3547

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Mariana

06/09/07 - Jogos Escolares mobilizam dois mil estudantes de Mariana

Tudo pronto para a abertura do XIX Jogos Escolares de Mariana (JEM), que acontece de 12 a 23 de setembro. A abertura será na quarta-feira, dia 12, às 19h30, no Ginásio Poliesportivo de Mariana, com a concentração e o desfile das 27 escolas municipais, estaduais e particulares que participam dos jogos.

Os Jogos Escolares de Mariana (JEM) é considerado uma das maiores promoções esportivas da região, criada pela Prefeitura de Mariana para mobilizar atletas de escolas municipais, estaduais e particulares. O evento é uma realização em parceria da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Adjunta de Desportos.

Este ano, cerca de 2,5 mil estudantes das 27 escolas municipais, estaduais e particulares estarão disputando, por duas semanas, diversas modalidades esportivas como atletismo, natação, ciclismo, handebol, natação, voleibol, tênis de mesa, basquete, peteca, futsal, ciclismo, xadrez e jogo de damas.

Na abertura oficial do JEM 2007, a atleta Raquel Maria de Moraes, aluna da Escola Municipal Dom Oscar e campeã mineira de atletismo, acende a pira olímpica. O juramento dos atletas fica a cargo do atleta Paulo Anselmo Junior, aluno da Escola Estadual Dom Silvério, campeão mineiro de ciclismo na categoria Júnior e 5º lugar no ranking brasileiro de MTB. Em 2006, a 18ª edição dos Jogos Escolares de Mariana teve como vencedora a equipe do Colégio Providência, com 232 pontos.


Evento: Abertura dos Jogos Escolares de Mariana - JEM
Local: Ginásio Poliesportivo
Horário: 19h30
Data: 12/08/07


Informações:
(31) 3557-9030 - LÊDA FORTES, Secretária Municipal de Educação.
(31) 3558-2375 - DÉCIO GABRIEL SOARES, Secretário-adjunto de Desportos

06/09/07 - Secretário Adjunto de Desportos representa o país na Itália

Entre os dias 4 e 15 de setembro, em Riccione, Itália, começa o Campeonato Mundial de Atletismo para veteranos. A prova é voltada para os esportistas que possuem mais de 35 anos. O campeonato de veterano e a segunda maior competição do mundo só perdendo para os jogos olímpicos. São 9.800 atletas de 203 países. Dentre eles, 101 brasileiros estão na briga por medalhas.

O marianense Décio Gabriel Soares, secretario Adjunto de Desportos participará da competição pela primeira vez. Décio disputará a marcha atlética nas provas de 5 e 10 km, categoria 45 a 49 anos. Ele explica qual a importância de competir nesse evento: "Participar de uma competição de alto nível è muito importante pois absorvemos conhecimentos e transmitimos o aprendizado. O convívio com atletas de outras nações também aumenta o nosso conhecimento cultural e desportivo", afirma.

Sobre resultados Décio é enfático: "Ninguém vai para um mundial só para ganhar experiência. Vou competir, porém sei dos meus adversários, mas espero terminar as provas".

Décio embarcou para a Itália na sexta-feira, dia 31 e volta à cidade em meados de setembro.


Informações:
Secretaria Adjunto de Desportos: 3558-2375

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Mariana

05/09/07 - O Jazz Paralelo de Ouro Preto vive sua quinta edição este ano

O Jazz Paralelo acontece em Ouro Preto junto ao Festival Tudo É Jazz, entre os dias 13 e 16 de setembro. As edições são anuais e, neste ano de 2007, serão quatro dias de puro jazz embalado por músicos locais e atrações internacionais. O Paralelo é um evento ao ar livre e gratuito que será realizado em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

Os shows são organizados com o intuito de promover e ampliar o movimento de jazz que se consolida cada vez mais na cidade com a presença do Tudo é Jazz, que também oferece sua parceria neste evento junto ao CEA. Coordenado por Fátima e Eduardo Tropia, o Jazz Paralelo teve início em 2003, um ano depois da chegada do Tudo É Jazz na cidade. “Tudo começou quando Eduardo Tropia teve a idéia de colocar um palco pequeno na Rua Direta para incentivar os músicos da cidade e também colocar um pouco de música na tarde de sábado para a população de Ouro Preto”, diz a irmã, Fátima Tropia. Na última edição, em 2006, o evento passou a ser apresentado no Largo do Rosário.

Muita gente vai passar pelo palco do Rosário, como o pianista norte-americano Cliff Korman, o flautista argentino Jorge Cutello e uma variedade de músicos locais. O encerramento, no domingo, será “Uma tarde com Maria Schneider”, com participação especial de Ivan Lins e Marina Machado. De dois anos pra cá, a escolha dos músicos para a abertura do Jazz Paralelo sempre foi baseada na relação do músico com a cidade de Ouro Preto. Na sexta-feira e sábado existe uma parceria com o festival Tudo é Jazz que decide a programação desses dias. “Este ano, para o dia 13 temos não somente músicos locais, mas músicos que tem histórias de vida com a cidade de Ouro Preto”, afirma a coordenadora Fátima.

Além dos shows apresentados no palco do Largo do Rosário, o Jazz Paralelo também incentiva e promove atrações pelos bares e restaurantes das cidades. “Para esse ano a expectativa é que o público seja maior do que o ano passado e que o Jazz Paralelo se firme como um evento importante e complementar do Festival Tudo é Jazz. Temos uma programação mais intensa de quinta a domingo” diz Fátima sobre as expectativas para o Jazz Paralelo Ano 5.

Confira a programação no site oficial do evento.


Texto: Bruna Santos

05/09/07 - Escavação revela antigo cemitério na Praça da Sé

Na noite da última quinta-feira, dia 30 de agosto, foi encontrada em meio às escavações da obra de revitalização da praça da Sé, uma ossada pertencente ao antigo cemitério existente no local.

De acordo com a historiadora Margareth Marton, um surto de varíola atingiu Mariana no início do século XIX. Os corpos, enterrados em campas dentro da Igreja da Sé, tiveram que ser retirados por ordem régia e da Igreja, e transportados para um cemitério construído em frente, onde hoje está a praça da Sé. “Havia o receio de que os restos mortais pudessem contaminar a população que freqüentava a Catedral”, explica a historiadora.

Os moradores da região, no entanto, reclamavam que o cemitério prejudicava as atividades e a arquitetura do local, além de ocasionar mau cheiro – como foi relatado em carta encontrada no arquivo da Câmara Municipal e transcrita pelo historiador Salomão Vasconcellos. Dessa forma, as ossadas foram transferidas para o cemitério de São Gonçalo por volta de 1850. “Instiga o fato não ter sido tudo levado para lá. Isso é motivo para uma nova pesquisa”, diz Marton.

A ossada foi vista pela primeira vez, na quinta-feira, pelo encarregado de obras Donizete João da Silva. “Já estava anoitecendo quando a retroescavadeira puxou pedaços de ossos humanos na parte mais superficial do terreno, então pedi para que interrompessem as atividades”, afirma.

O achado reforça as pesquisas sobre a Praça da Sé realizadas no início deste ano por Margarete Marton, encomendadas pelo Programa Monumenta de Mariana. De acordo com a coordenadora do Programa, Fátima Guido, os estudos serão utilizados no projeto de sinalização interpretativa . “Pretendemos contextualizar as placas de identificação de praças e casarões, dizendo quem idealizou a obra, quem construiu, o tipo de arquitetura e um pouco da história dos envolvidos”.

A pesquisa teve por base registros dos historiadores Salomão de Vasconcellos, Diogo de Vasconcellos e Cônego Raimundo da Trindade, buscas em cartórios da cidade, além de novos fatos coletados durante o estudo. O resultado – editado em livro - estará acessível à população no final de 2007 ou no início do ano que vem.

O destino das ossadas será resolvido durante a tarde desta terça-feira. O IPHAN e a Arquidiocese de Mariana já foram comunicados. As obras de revitalização da Praça da Sé foram iniciadas dia 6 de agosto.


Texto: Tatiana Toledo e Hérica Fonseca
Fotos: Douglas Couto e Tatiana Toledo

04/09/07 - Desfile de 7 de Setembro resgata sentimento patriótico

Os 185 anos da Independência do Brasil serão celebrados pelos alunos da rede municipal de ensino de Mariana com grande festa pelo Centro Histórico. Na Semana da Pátria, a Secretaria de Educação mobiliza todas as escolas em torno do resgate desta tradição cívica. Por ser marco histórico para os brasileiros, a data é celebrada com marchas, desfiles de bandas e fanfarras.

O desfile de 7 de setembro começa cedo, às 8 horas. Os estudantes uniformizados saem da Secretaria Municipal de Educação, que fica na rua Bom Jesus, seguem pela Praça JK (em frente à Prefeitura de Mariana), atravessam a ponte até à Praça Getúlio Vargas (Terminal Turístico), passam pelas ruas Josafá Macedo e Prof. Waldemar Moura Santos, até a Praça Minas Gerais - Centro Histórico, onde haverá a celebração da Semana da Pátria, com hasteamento de bandeiras e execução do hino nacional.

A secretária de Educação, Lêda Fortes, defende que esta data cívica jamais deve ser esquecida pelos brasileiros. Ela lembra como eram as comemorações em Mariana, com as crianças desfilando pelo Centro Histórico, bandas de músicas executando os hinos da Independência e o Nacional e a presença das fanfarras. “É uma data emocionante, que mexe com o sentimento de qualquer brasileiro”, diz Fortes.

É o resgate desta tradição cívica que propõe a Secretaria Municipal de Educação. A Semana da Pátria é uma data festejada em Santa Rita Durão. No distrito que fica a 40 km de Mariana, os alunos da escola municipal Sinhô Machado mobilizam toda a comunidade para os desfiles. Uma tradição resgatada há anos e que coincide com a festa em honra a padroeira Nossa Senhora de Nazaré, no dia 11 de setembro.

Os festejos perderam a característica de parada militar. Segundo a vice-diretora, Fernanda Marques, os mais de 500 alunos da escola estão bastante empolgados com a participação no desfile que acontece na Praça da Matriz. Este ano, os festejos em Santa Rita ganham reforço com a participação da escola municipal de Bento Rodrigues.

De acordo com a história, foi às margens do rio do Ipiranga que o imperador Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, formalizando a separação de Portugal. Eram 4 horas da tarde de 7 de setembro de 1822. Após arrancar a insígnia portuguesa de seu uniforme, o príncipe sacou a espada e gritou: “Por meu sangue, por minha honra e por Deus: farei do Brasil um país livre”. Em seguida, disse: “Brasileiros, de hoje em diante nosso lema será: Independência ou morte”.

Programação:
Dia: 07 de Setembro (sexta-feira)
Hora: 8 horas
Trajeto: Saída em frente à Secretaria Municipal de Educação (rua Bom Jesus), Praça JK (em frente à Prefeitura), Praça Getúlio Vargas (Terminal Turístico), ruas Josafá Macedo, Prof, Waldemar Moura Santos e chegada na Praça Minas Gerais.

Texto: Douglas Couto

Alegria e descontração no encontro de Motociclistas de Mariana

O quinto encontro de motociclistas teve resultados muito positivos. Segundo levantamento feito pelo Motoclube de Mariana “Amigos da Onça”, nos três dias de eventos, mais de 20 mil pessoas estiveram na avenida Nossa Senhora do Carmo. Para um dos amigos, José Geraldo, o evento foi muito bom: “A festa estava bem família. Todo mundo que foi lá estava se divertindo com os shows, principalmente os de sábado, que teve até dança do ventre”.

E os números realmente impressionam: 220 motoclubes inscritos; 2.200 motociclistas de todo o Brasil, com direito a prestígio internacional com representantes da Alemanha e da Itália; 330 pessoas acampadas no Ginásio Poliesportivo;16 barracas de venda de produtos especializados e 10 de alimentação, “fora os restaurantes e hotéis que ficaram lotados”, complementa José Geraldo.

E para quem acha que a festa terminou, neste final de semana, entre os dias 31 e 02 de setembro, será realizado o 3º Encontro Nacional de Motociclistas de Ouro Preto, com presença garantida dos “Amigos da Onça”.

Informações:
Moto Clube Amigo da Onça: Evandro (996-9111); Afonso (9795-4085); Sávio (9961-4588); José Geraldo (9661-1500); Haloísio (9624-6630) e Rauzinho (9619-2293).

Festa na Vila Maquiné: prefeitura entrega sede do Recriavida

Animação, felicidade e um profundo sentimento de gratidão. Este era o espírito que pairava na inauguração da “Casa do Amanhã Monsenhor Vicente Diláscio - Recriavida” que aconteceu no dia 29, quarta-feira. O local abrange um espaço de 10 mil metros quadrados, que irá beneficiar as atividades realizadas pelos 439 inscritos, todos com mais de 60 anos.

O Recriavida foi fundado em junho de 2001 e tinha como principal objetivo prevenir o isolamento social dos idosos. São atividades desenvolvidas no grupo: palestras, passeios turísticos, atividades esportivas e lúdicas, avaliação médica e psicológica.

Cheios de alegria, os garotos e garotas do Recriavida receberam o prefeito Celso Cota. Uma das integrantes do grupo, Terezinha Morango, fez um agradecimento especial à secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristina Cota, pelo empenho em construir a sede. “Somos muito bem tratados não só por ela mas por todos que aqui trabalham, o que elevou a nossa auto-estima”.

A Companhia Vale do Rio Doce, parceira neste projeto, cedeu o terreno para a construção do espaço. O Gerente da Mina Timopeba, Maurício Max, disse que a empresa se sentia muito honrada de fazer parte do Recriavida: “Essa sede é de dar inveja. Aqui vocês vão se desenvolver ainda mais com os profissionais qualificados que trabalharão e continuarão inseridos na vida em sociedade. A Prefeitura está de parabéns pelos projetos sociais, que dão qualidade de vida a todos”, concluiu.

O delegado da Causa do Idoso do Estado de Minas Gerais, Ronaldo Brunelli, se surpreendeu com os investimentos feitos pela prefeitura municipal: “Saio daqui feliz de ver a capacidade da administração de poder atender a todos da turma da feliz idade”, afirmou.

Grande idealizadora do Recriavida, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristina Cota, relembrou o início das atividades, quando desenvolveu o projeto com a médica geriatra Ana Maria Lopes de Figueira, e se disse feliz de ver que o grupo já caminhou tanto: “Tudo o que eu falar é pouco. Que vocês formam uma família, isso todo mundo já percebeu. Obrigada por me deixarem fazer parte desta família”, comentou emocionada.

O prefeito Celso Cota afirmou que são projetos como o Recriavida que resgatam a auto estima dos mais velhos: “Eu gostaria que, daqui há alguns anos, poder fazer parte do Recriavida, poder fazer parte desta família. Porque são esses projetos que resgatam o amor na família que vão elevar o amor pela nossa cidade”, concluiu. O prefeito aproveitou para entregar duas camisas aos seus pais, senhor Altivo Cota e senhora Erotides Mafalda Cota que foram prestigiar o evento.

Cônego Paulo Diláscio, irmão de Monsenhor Vicente Diláscio, agradeceu a homenagem, relembrando que Monsenhor sempre esteve envolvido em obras sociais: “Obrigado por se lembrarem de meu irmão. Nós não precisamos temer a velhice porque ela é uma evolução natural. Que todos aqui possam aproveitar esta fase da vida da melhor maneira possível”.

Após discursar para um grande público que compareceu à inauguração, Cônego Paulo Diláscio abençoou as instalações. O Coral Recriavida encerrou o cerimonial cantando músicas de Nelson Jobim sob a regência do maestro Rodrigo Teodoro.


Informações:
Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania: Cristina Cota (3557-9037)

Hérica Fonseca
Assessora de Imprensa
Departamento de Comunicação
(31) 3557 - 9066 / 9006
Prefeitura de Mariana