25/09/07 - Peças da cultura chinesa integram exposição no Museu da Inconfidência durante Imagem dos Povos

Como parte da programação complementar à terceira edição do projeto Imagem dos Povos, o Museu da Inconfidência apresenta, entre os dias 28 de setembro e 04 de outubro, a exposição Arte Popular da Província de Shaanxi, organizada pela Embaixada da China no Brasil. A abertura acontece no dia 28, às 15h, na Sala Manoel da Costa Ataíde – Anexo I do museu.

Entre as peças da exposição estão réplicas dos guerreiros de Terracota, recortes em papel – também chamados de flores de janela –, estampas xilográficas do Ano Novo Chinês, pinturas de camponeses, colheres com máscara, pipas, figuras do Teatro de Sombra, esculturas de argila colorida, jade de Lantian, porcelanas do condado de Yao, artefatos de bronze descobertos em escavações e cerâmicas tricolores da dinastia Tang. A mostra retrata ainda os bordados populares, que abrangem emenda de trapos, colagens, costura e acolchoamento.

História

Na Antiguidade, a província de Shaanxi, terra natal dos guerreiros e cavalos de Terracota, era chamada de Qin e conhecida como o museu da história natural da China e o berço da civilização chinesa. Ela está localizada entre as curvas do trecho central do rio Amarelo.

Capital de 14 dinastias, entre elas Zhou (durante a qual a China estabeleceu seu padrão de governo civilizado), Han (período em que o país abriu as portas para o mundo com a famosa "Rota da Seda") e Tang (quando o feudalismo e as trocas internacionais atingiram seu apogeu), Shaanxi representa o núcleo das principais relíquias culturais, costumes folclóricos e da história natural do país.

Abertura da exposição "Arte Popular da Província de Shaanxi"

Data: 28 de setembro

Horário: 15h

Local: Museu da Inconfidência – Anexo I – Sala Manoel da Costa Athaíde

Informações: www.imagemdospovos.com.br


Nenhum comentário: