09/10/07 - Universidade - UFOP leva projetos e conhecimentos para III Inovatec em Belo Horizonte

A Universidade Federal de Ouro Preto participa da III Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação - Inovatec, que acontece no Expominas, em Belo Horizonte, de 8 a 11 de outubro. Ao lado de universidades, empresas e centros de pesquisa de todo o estado, a UFOP leva à capital mineira inovações e conhecimentos tecnológicos desenvolvidos pela Universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além do rico acervo histórico do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas. A Feira será aberta ao público, sempre entre às 14h e 21h.

A Inovatec reúne instituições de todo estado, que empreendem atividades na área de ciência e tecnologia, enfocando-as como estratégicos para o crescimento das empresas brasileiras. Visa promover a aproximação entre quem produz conhecimento e quem pode e quer colocá-lo em prática. Além da UFOP, estarão presentes as Universidades Federais de Minas Gerais, de Viçosa e de Lavras, a Fapemig, o Cefet-MG, Embrapa, Sebrae, CBMM, Fiat, Cemig, CDTN dentre outras instituições, distribuídas em estandes ao longo da Feira.

Exemplos do que poderá ser visto na Inovatec são os motores movidos à combustíveis alternativos, sistemas de supervisão e controle para as mais diversas atividades e sistemas de controle biológico. Prometem ainda chamar atenção alguns projetos, como os kits para avaliação do estresse através de biomarcações na saliva, a janela inteligente - sensível à luz externa, se escurece automaticamente-, e um avião não-tripulável, controlado remotamente.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em parceria com a Minasplan. “Em tempos de globalização e disputa acirrada por mercados, adotar estratégias inovadoras é o caminho certo para que as empresas possam atuar perante a concorrência”, afirma o secretário-adjunto de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Evaldo Vilela.

A Inovatec também será uma grande vitrine para o setor, trazendo novidades em projetos, pesquisas e patentes, promovendo o encontro entre quem inova e quem quer aprender. Segundo Vilela, no evento encontram-se as grandes mentes capazes de produzir desenvolvimento e oferecer soluções que agreguem valor às empresas, produtos e serviços. "Temos uma alta qualificação e competência para geração de conhecimento e pesquisas. Agora é preciso fazer tudo isso chegar às industrias mineiras", disse. Ele ressalta a característica desenvolvimentista das máquinas e da tecnologia na atualidade, sendo “geradoras de postos de trabalho, novos setores, novas atividades e tornando as empresas e produtos mais competitivos no mercado” diferente da concepção recente das novas tecnologias como fomento ao desemprego. "Investir em tecnologia é fundamental para tornarmos uma sociedade que acompanhe e que possa competir nos mercados desenvolvidos", explica Vilela, que avalia as universidades como “grandes mentes capazes de produzir desenvolvimento e oferecer soluções que agreguem valor às empresas, produtos e serviços”.

Mais informações no www.minasplan.inovatec.com.br

Nenhum comentário: