19/11/07 - Mariana busca título de patrimônio da humanidade junto à Unesco

Tombada em 1945 como Monumento Nacional, Mariana é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro, integrando também a Trilha dos Inconfidentes e o Circuito Estrada Real. Agora, as autoridades marianenses se mobilizam para conferir à primeira cidade de Minas o reconhecimento formal da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como patrimônio da humanidade.

Para essa conquista, muito já foi feito, mas as ações não param. Uma série de medidas está sendo realizada pela atual administração, no intuito de adequar a cidade às exigências da organização. As intervenções visam a recuperação e preservação do espaço urbano e histórico. Dentre elas está prevista a instalação de uma rede elétrica subterrânea em pelo menos 80% do centro histórico, e o tratamento de água e esgoto da sede e dos distritos – cuja licitação para início das obras foi realizada no início deste mês.

O prefeito Celso Cota anuncia também que, a partir do próximo ano, crianças e jovens serão despertados para a importância da preservação, com disciplinas de educação patrimonial e educação ambiental nas escolas.

Obter projeção nacional e aumentar as perspectivas em receber turistas de todo o Brasil e também do mundo será um dos benefícios alcançados com o título. Pensando em estratégias para melhor receber os visitantes, está sendo desenvolvido o projeto do Centro de Apoio Turístico (CAT), do arquiteto Gustavo Penna.

A iniciativa pretende fazer com que, ao desembarcarem na rodoviária, os turistas sejam recepcionados e tenham informações sobre a cidade, além de dados importantes para sua passagem por Mariana (restaurantes, hotéis e locais para visitação, por exemplo). "O audacioso projeto prevê ainda a construção de um centro de convenções, um centro olímpico e um centro de artesanato, além de revitalização de ruas na entrada da cidade que levam ao centro histórico", esclarece o prefeito.

Para o próximo ano estão previstas também quatro grandes obras de revitalização pelo Programa Monumenta, como o Casarão dos Morais, Praça Dom Silvério, Praça Barão de Camargos, Praça Santo Antônio e o Centro Cultural do ICHS. Até o final deste ano devem ser concluídas também as obras da Praça São Pedro e da Praça da Sé.

De acordo com a coordenadora do Programa Monumenta em Mariana, Fátima Guido, todas essas realizações estão previstas no Plano Diretor de 2003. "Mariana agora é trabalhada como um todo. As ações não são realizadas isoladas", explica. Ainda segundo a coordenadora, até abril de 2008, a Prefeitura pretende estar com toda a documentação necessária para inscrever a cidade como patrimônio da humanidade junto à Unesco.

Nenhum comentário: