11/12/07 - Órgão da Sé apresenta programação de Natal com valor de ingresso reduzido

Repetindo a dose dos dias 7 e 9 de dezembro, os ingressos dos concertos do Órgão da Sé de Mariana na próxima sexta-feira e no domingo, dia 14 e 16 de dezembro, terão preço único de 2 reais.

Este preço promocional é uma tradição na programação dos concertos, como parte da comemoração do aniversário de re-inauguração do Órgão Arp Schnitger. Há 23 anos, no dia 8 de dezembro de 1984, o instrumento voltou a soar depois de quase 50 anos de silêncio.


Esta iniciativa é uma forma de presentear a comunidade local e agradecer ao público que apóia fielmente os concertos nos últimos anos, em uma data muito especial para a comunidade musical não só brasileira, mas também internacional.

O concerto de sexta-feira acontece às 11h e domingo 12h15, na Catedral da Sé, em Mariana/MG, com a organista Josinéia Godinho.


Programação especial

No mês de dezembro, os concertos do Órgão da Sé são temáticos, com repertório natalino para órgão. Além das diversas variações de cantos religiosos e populares dos séculos XV a XVIII, as obras chamadas de Pastorais também são muito comuns.

Estas peças procuram recriar a atmosfera de paz, na qual os pastores se encontravam no campo quando receberam dos anjos a notícia do nascimento de Jesus. A tradição medieval apresenta os pastores tocando instrumentos sopro: ora flautas, ora oboés ou ainda outros instrumentos de sopro mais antigos. Nas pastorais, o órgão soa como um destes instrumentos. O ritmo, em algumas passagens, lembra o de um acalanto, supostamente tocado pelos pastores, no presépio, para fazer a criança dormir.

Outro tipo de peça recorrente no repertório natalino são os Noéis, melodias francesas de origem popular, tendo sempre como temática os acontecimentos da noite de Natal, seja a viagem dos pastores, ou a de Maria e José, como também a paz do presépio.

A música natalina para órgão no Barroco apresenta duas faces: uma alegria retumbante pela chegada do Salvador e certa melancolia, causada pela certeza de que a criança nascida terá uma morte cheia de sofrimentos.

Os Concertos regulares do Órgão Arp Schintger acontecem às sextas-feiras, às 11h, e aos domingos, às 12h15, na Catedral da Sé, em Mariana/MG. Os ingressos são adquiridos a partir de 12 reais, exceto nos dias 7 e 9, 14 e 16 de dezembro, com entrada promocional a 2 reais. De 20 a 29 de dezembro não haverá concertos - Recesso de Natal.

Para agendar grupos e ter mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3558-2785 ou pelo e-mail orgaodase@uai.com.br. O site é www.orgaodase.com.br

Nenhum comentário: