30/01/08 - Carnaval 2008 - Mariana celebra a vida

Carnaval é vida, é movimento, festa em que todos se tornam iguais na descontração e na celebração. Em Mariana, o Carnaval tem as cores e as formas universais da vida. Tem o vento da modernidade e a brisa constante das nossas raízes. A marca de um passado rico e as tintas fortes de um povo que luta, produz e evolui. E que merece celebrar.

Em 2008, o tema escolhido é VIDA, antecipando a próxima edição do Festival da Vida, evento internacionalmente reconhecido realizado pela Prefeitura Municipal que acontece no mês de maio.

Nestes dias de festa, seja feliz em Mariana e olhe ao seu redor. Veja como a cidade brilha, de tão viva. Sinta como se renovam o traçado singular das ruas, a grandiosidade dos monumentos, a beleza dos jardins, a paz das praças e, acima de tudo, o calor dos marianenses.

Começando pela praça Gomes Freire, os quatro elementos – terra, água, fogo e ar – se integram à beleza da paisagem, harmonizando-se com figuras mitológicas que simbolizam as forças da natureza.

Pelas ruas, catitões inspirados no centenário Zé Pereira da Chácara celebram a vida. Cenas de carnavais de outros tempos relembram a história da nossa folia na cidade, seus famosos blocos caricatos e incansáveis foliões. Estandartes reproduzem símbolos místicos universais que celebram a vida, a natureza, a sabedoria e as crenças dos povos, conjugados com cores e formas das festas populares e do artesanato local.

Pelo percurso, tramas coloridas no céu evocam a tradição da dança das fitas. Espalhados pela cidade, palcos interativos surpreendem e aguçam a lembrança da infância e de carnavais passados – que tal uma foto?

Nesse clima de boas lembranças e muita diversão, Mariana abre os caminhos do seu Carnaval para quem vive aqui, quem volta, quem passa, quem chega, quem queira.

Texto: Arlindo Diorio

Nenhum comentário: