05/11/08 - Comunidade de Monsenhor Horta celebra inauguração de centro cultural

O distrito de Monsenhor Horta esteve em festa no último sábado, dia 8. Moradores e grupos culturais da localidade compareceram em peso para receber o novo Centro Cultural Salvador Fernandes Furtado. Criado para ser um espaço destinado à articulação das manifestações artísticas do local, lá também serão oferecidos cursos e oficinas à comunidade.

O Centro Cultural passa a funcionar em um antigo casarão reformado pela Prefeitura, localizado na praça Luiz Macedo. Tombado em 2006 pela administração municipal, o sobrado, construído na transição dos séculos 18 e 19, destaca-se por seu relevante valor artístico, histórico, cultural e arquitetônico.

"Agradeço todos que se uniram para sanar uma necessidade do distrito - reformar esse casarão – que é um verdadeiro símbolo, uma arca. Ele é vivo e estava morrendo", disse Ambrósio Alves, representante da comunidade, que destacou também a importância da parceria entre a iniciativa pública e a privada, já que a Samarco Mineração doou o imobiliário para o centro cultural. "Tem muita história aqui. Essa é uma vitória. Já chorei em frente a este casarão, era um absurdo o estado em que ele se encontrava", completou.

A representante da Samarco, Andréia da Silveira, parabenizou a comunidade e a Prefeitura pelo exemplo de cidadania. "É uma satisfação poder colaborar e é importante trabalharmos juntos pelo desenvolvimento de uma comunidade como esta, tão cultural".

Para o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Macedo, a reforma do sobrado vai ao encontro dos anseios da comunidade. "Muito foi feito e continua sendo realizado por esse distrito. Uma policlínica será entregue ainda esse mês. Isso demonstra o respeito com o dinheiro público, com recursos voltados para a comunidade", afirma.

O vice-prefeito Roque Camêllo destacou a importância da cultura de forma geral. "A cultura é a carteira de identidade, a imagem e o sentimento de um povo. Sem ela não se tem futuro e não se faz nada no presente. Neste casarão foram encontrados manuscritos, partituras e muito mais. Ele retrata a história do local. Ao tombar esse patrimônio, a atual administração demonstrou toda sua sensibilidade, pois o povo quer viva sua memória".

Para o prefeito Celso Cota, a parceria com a Câmara e com a Samarco foi fundamental para a execução desse projeto e de várias outras ações em áreas diversificadas. "Quero saudar também a parceria com o povo marianense. Juntos estamos construindo a história do século 21 com respeito ao passado", disse, lembrando outras obras em andamento no distrito como a construção de um ginásio poliesportivo e de uma policlínica.

Representantes da Samarco, da Vale e do governo municipal realizaram a entrega de instrumentos musicais, materiais esportivos e repasse de verba à comunidade. O casarão recebeu a doação de um quadro – o primeiro do acero cultural do novo centro – pela senhora Delvanir Moreira.

Durante toda a inauguração, grupos artísticos e culturais do distrito e da região fizeram apresentações, como a Orquestra Experimental Barroca, Orquestra de Sopros Nativos, Sociedade Musical São Caetano, Regional da Terceira Idade, Grupo de Jazz Dance, Dança de Fitas e Grupo de Borreiros.

Foto: Élcio Rocha

Nenhum comentário: