11/11/08 - Concerto gratuito em Mariana no dia 14 de novembro

Do dia 24 de outubro a 21 de novembro, Mariana terá concertos gratuitos do Órgão Arp Schnitger, com a participação da organista Elisa Freixo e do Coro do Seminário da cidade. Os concertos acontecem sempre às sextas-feiras, às 17h45. A próxima apresentação é nesta sexta, dia 14 de novembro, na Catedral da Sé. O horário é ideal para a participação de quem está saindo do trabalho. Quem participa da missa às 18h30 pode chegar um pouco mais cedo e apreciar as obras musicais do período barroco.

Os concertos fazem parte do Projeto Educação Patrimonial no Museu da Música de Mariana - Formação de Multiplicadores, uma iniciativa da FUNDARQ – Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, patrocinada pelo programa Monumenta da Unesco, que trabalha com a difusão do acervo do Museu da Música de Mariana.

O objetivo é desenvolver ações de educação patrimonial destinadas à formação de multiplicadores e de público geral, tendo como referência os trabalhos de organização e difusão do acervo do Museu da Música de Mariana, em especial a música colonial brasileira e mineira e a música barroca.

O Projeto

Serão sete sessões teórico-práticas de educação patrimonial, com duração de 10 horas cada, constituídas de concerto, oficina e visita guiada ao Museu da Música.

Os concertos ao Órgão ArpSchnitger, sempre com participação de coro, terão obras do acervo do Museu da Música de Mariana e obras para órgão do barroco internacional. Eles acontecem sempre às sextas-feiras, às 17h45. Neles, o coro do Seminário Maior de Mariana apresentará obras do acervo do Museu da Música, copiadas por um aluno do próprio Seminário no século XIX. Com delas é possível ter uma amostra da prática musical desta instituição neste período. Ao órgão se apresenta a organista Elisa Freixo com obras do barroco internacional, além de acompanhar o coro.

Nas oficinas sobre patrimônio cultural serão abordadas a preservação e conservação de acervos e a introdução ao conhecimento e à apreciação da música colonial brasileira e da música barroca.

Já nas visitas guiadas ao Museu, será conhecido o acervo e sua organização, os instrumentos de busca e consulta ao site do Museu, as formas de acesso ao banco de dados e às diversas áreas de atuação da instituição, as exposições de longa duração e temporárias. Os alunos também poderão participar de audição de obras gravadas. O objetivo é formar multiplicadores para a difusão do acervo e de público para a fruição desse gênero musical.

Agenda dos concertos

14/11 - 17h45 – Coro do Seminário (Mariana). Órgão – Elisa Freixo
21/11 - 17h45 – Coro do Seminário (Mariana). Órgão – Elisa Freixo

Inscrições e mais informações:

Museu da Música de Mariana
Tel. (31) 3557.2778
E-mail: info@mmmariana.com.br

Nenhum comentário: