04/09/07 - Desfile de 7 de Setembro resgata sentimento patriótico

Os 185 anos da Independência do Brasil serão celebrados pelos alunos da rede municipal de ensino de Mariana com grande festa pelo Centro Histórico. Na Semana da Pátria, a Secretaria de Educação mobiliza todas as escolas em torno do resgate desta tradição cívica. Por ser marco histórico para os brasileiros, a data é celebrada com marchas, desfiles de bandas e fanfarras.

O desfile de 7 de setembro começa cedo, às 8 horas. Os estudantes uniformizados saem da Secretaria Municipal de Educação, que fica na rua Bom Jesus, seguem pela Praça JK (em frente à Prefeitura de Mariana), atravessam a ponte até à Praça Getúlio Vargas (Terminal Turístico), passam pelas ruas Josafá Macedo e Prof. Waldemar Moura Santos, até a Praça Minas Gerais - Centro Histórico, onde haverá a celebração da Semana da Pátria, com hasteamento de bandeiras e execução do hino nacional.

A secretária de Educação, Lêda Fortes, defende que esta data cívica jamais deve ser esquecida pelos brasileiros. Ela lembra como eram as comemorações em Mariana, com as crianças desfilando pelo Centro Histórico, bandas de músicas executando os hinos da Independência e o Nacional e a presença das fanfarras. “É uma data emocionante, que mexe com o sentimento de qualquer brasileiro”, diz Fortes.

É o resgate desta tradição cívica que propõe a Secretaria Municipal de Educação. A Semana da Pátria é uma data festejada em Santa Rita Durão. No distrito que fica a 40 km de Mariana, os alunos da escola municipal Sinhô Machado mobilizam toda a comunidade para os desfiles. Uma tradição resgatada há anos e que coincide com a festa em honra a padroeira Nossa Senhora de Nazaré, no dia 11 de setembro.

Os festejos perderam a característica de parada militar. Segundo a vice-diretora, Fernanda Marques, os mais de 500 alunos da escola estão bastante empolgados com a participação no desfile que acontece na Praça da Matriz. Este ano, os festejos em Santa Rita ganham reforço com a participação da escola municipal de Bento Rodrigues.

De acordo com a história, foi às margens do rio do Ipiranga que o imperador Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, formalizando a separação de Portugal. Eram 4 horas da tarde de 7 de setembro de 1822. Após arrancar a insígnia portuguesa de seu uniforme, o príncipe sacou a espada e gritou: “Por meu sangue, por minha honra e por Deus: farei do Brasil um país livre”. Em seguida, disse: “Brasileiros, de hoje em diante nosso lema será: Independência ou morte”.

Programação:
Dia: 07 de Setembro (sexta-feira)
Hora: 8 horas
Trajeto: Saída em frente à Secretaria Municipal de Educação (rua Bom Jesus), Praça JK (em frente à Prefeitura), Praça Getúlio Vargas (Terminal Turístico), ruas Josafá Macedo, Prof, Waldemar Moura Santos e chegada na Praça Minas Gerais.

Texto: Douglas Couto

Nenhum comentário: