24/09/07 - Ecoturismo e mineração são discutidos no Circuito do Conhecimento

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo marcou presença, mais uma vez, no projeto Circuito do Conhecimento, promovido pelo Circuito do Ouro. Mariana foi a cidade escolhida para sediar o primeiro da série de eventos incluídas nesta programação, em junho deste ano. Desta vez, “Turismo, Ecoturismo e Mineração” foi o tema debatido na cidade de Itabirito por representantes dos 19 municípios que integram o Circuito.

Durante a manhã foram realizadas quatro palestras: “Turismo em perspectivas econômica, social, ambiental e cultural”, ministrada pelo secretário de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito”, Ubiraney de Figueiredo, que mostrou a larga abrangência da atividade turística junto aos diversos setores da economia e sociedade; “Mineração e Turismo”, apresentada pela professora Úrsula Ruchkys, que destacou o crescimento e a valorização do geoturismo em todo o mundo seu potencial para as cidades mineradoras; “Planejamento e Gestão do Turismo”, que teve como palestrante o presidente do Conselho de Turismo (Comtur) de Bonito (MS), Cícero Ramos Peralta, com uma apresentação do modelo de planejamento e gestão do turismo deste município, que faz com que a região seja referência em ecoturismo; e “Integração Turismo Urbano e Rural”, ministrada pelo presidente da Anda Brasil e da Abratur-RJ e secretário de Turismo de Rio das Ostras, Airton Violento, que destacou experiências de sucesso em organização e gestão do turismo desse município.

“Temos consciência que a vocação natural de Mariana depois do circuito do ouro, do minério, é a indústria do turismo, mas hoje os dois podem conviver harmoniosamente”, afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcílio Queiroz. Para ele, contar com a parceria das empresas da região é importante para se aliar o turismo à atividade mineradora do município

Ainda segundo o secretário, Mariana possui atividades voltadas não só para o geoturismo, como a Mina de Passagem, mas também para o ecoturismo, diversificando a atividade na região. “Temos como exemplos o Parque do Itacolomi, com 70% da área pertencente ao município de Mariana, e a Cachoeira do Brumado, que possui um grande potencial”.

De acordo com Queiroz, uma das preocupações da atual administração é melhorar a infra-estrutura desses atrativos para se oferecer um serviço de qualidade ao turista. Para isso, a Secretaria de Cultura e Turismo realiza visitas aos distritos juntamente com a Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Rural, elaborando um planejamento que estruture e desenvolva a atividade turística desses locais.

O evento Circuito do Conhecimento teve ainda como atrativo o período de Vivência Turística, realizado na parte da tarde. Os participantes se dividiram em três estações: uma visita a um SPA, a um Pesque e Pague Campestre e a interpretação do patrimônio na descida da Ladeira do Bom Jesus do Matozinhos.

Informações para a imprensa:
Marcílio Queiroz (secretário municipal de Cultura e Turismo): (31)3558-2314

Nenhum comentário: