26/09/07 - Amigas da Cultura visitam Mariana

Mariana recebeu, nesta quinta-feira, a visita da Associação Amigas da Cultura, que estão comemorando os 54 anos da entidade. As integrantes foram recepcionadas no Museu da Música pela Orquestra de Flauta de Monsenhor Horta e pelo prefeito Celso Cota e pela primeira dama, Cristina Cota. Emocionadas com a apresentação dos pequenos artistas, as amigas cantarolavam e aplaudiram as crianças. “Estes meninos estão de parabéns. Estou encantada com eles”, disse uma das integrantes.

De acordo com o prefeito, a orquestra era um reflexo dos investimentos feitos em projetos de valorização da cultura. “Nossas escolas oferecem aulas de música, melhorando o ambiente escolar”, completou o prefeito. Celso Cota agradeceu a presença do professor Aloísio Pimenta, presidente da Academia Mineira de Letras, e esposo de uma das participantes, pelo apoio na Associação Mineira de Municípios.

O vice-prefeito Roque Camêllo fez uma breve palestra sobre o Museu da Música, inaugurado no dia 16 de julho, Dia de Minas e aniversário da cidade. “Este prédio data de 1745, século XVIII e estava praticamente em ruínas. Corríamos o sério risco de perder esta relíquia que guarda mais de 2000 partituras desta época. Ainda bem que temos parceiros que nos ajudaram a resgatar este patrimônio”, completou. E anunciou que em pouco tempo, será instalado, no mesmo lugar, o Museu do Livro.

A presidente da Associação Amigas da Cultura, Consuelo Dethônico Máximo, parabenizou pelo trabalho de preservação da cultura marianense. “Isto é uma maravilha. Como vocês tem carinho em conservar este patrimônio. Isto é fantástico. Esta obra é um exemplo de preservação da história para as gerações futuras”, disse. Opinião compartilhada por uma das integrantes: “Este museu me faz relembrar os tempos antigos da capital mineira. E ele é, de certo modo, diferente. Viajei e conheci museus pelo mundo inteiro, principalmente na Europa, e nenhum é como este, que você pode acompanhar as partituras. Ele é lindo”, comentou.

Após percorrerem todo o museu e ouvirem as músicas do acervo, as amigas se dirigiram a um restaurante. Depois conheceram toda a cidade e o Recriavida, onde assistiram ao vídeo que mostrava os projetos de Gustavo Penna.


Associação Amigas da Cultura

Fundada em Belo Horizonte, por Anita Uxa, Lilly Draft e Maria Schreiber, com objetivo de preservar e divulgar as manifestações artísticas e culturais. A entidade, sem fins lucrativos, trabalha pela realização de acontecimentos nas áreas de música, teatro, dança, literatura, artes plásticas; ministra cursos de interesse geral e realiza viagens culturais. Desenvolve, ainda, atividades contínuas com oficina literária, cinema e livros comentados.

Ao longo destes 54 anos de existência, as Amigas da Cultura, promoveram dezenas de palestras, conferências, exposições de arte, recitais musicais, cursos de Arete e Cultura, apresentações de dança e teatro, viagens culturais para Minas Gerais, pelo país e ao exterior, além de premiar e conceder regularmente bolsas de estudos a jovens artistas promissores.

Em sua sede, em Belo Horizonte, existe uma biblioteca diversificada, continuamente ampliada e uma pinacoteca formada, em parte através de prêmios de aquisições de Salões de Arte.

Hérica Fonseca
Assessora de Imprensa
Departamento de Comunicação
(31) 3557 - 9066 / 9006
Prefeitura de Mariana

Nenhum comentário: