26/09/07 - Crepúsculo Cia. de Dança faz apresentação única em Mariana

A Crepúsculo Cia. de Dança vem apresentando, desde maio de 2006, seu 3º espetáculo denominado Afectos. Neste ano, a companhia fará apresentações em algumas cidades do interior de Minas Gerais, entre elas Mariana, no dia 29, sábado, às 20:30 horas no Sesi.

A companhia desenvolve um trabalho de pesquisa em dança contemporânea e é constituída por pessoas com e sem deficiências. Com quase 11 anos de existência, tem desenvolvido e aprimorado um trabalho próprio e inovador apontando para uma nova estética e concepção de dança. O trabalho é pautado na pesquisa de técnicas da dança contemporânea. A subjetividade de cada bailarino é utilizada como possibilidade de movimentos corporais que lhes são próprios.

Utilizando-se de uma pesquisa teórica e prática, em que todos os bailarinos são co-gestores de suas coreografias, eles atuam como intérpretes- criadores, buscando gerar novos sentidos e formas a algo que já os pertencem. Esta experimentação possibilita vivenciar sentidos esquecidos, valorizando o aprofundamento de toda expressividade corporal.

De acordo com a Diretora Artística e Coreógrafa da Crepúsculo Cia. de Dança, Luciane Kattaoui, tudo é feito de maneira bem sutil. “Muitas pessoas comentam que só perceberam que alguns dançarinos eram portadores de deficiência ao final do espetáculo, quando eles retornam ao palco para agradecer”. Vale ressaltar que até mesmo pessoas com tetraplegia compõem o quadro de dançarinos da companhia.

Kattaoui comenta também que o grupo ainda sofre algumas resistências e precisa enfentar certas barreiras. “É comum o público esperar um espetáculo de cunho terapêutico ou que apenas retrate as dificuldades de um deficiente. Mas nós fazemos uma inversão. As pessoas então se deparam com as possiblidades, e não com as deficiências”, explica.

Os convites podem ser retirados gratuitamente no Sesi. A Crepúsculo Cia. de Dança realizará até o final do ano mais três espetáculos no interior do Estado: Sabará (28/10), Ipatinga (09/12) e Timóteo (10/12).

Outras informações:
Luciane Kattaoui Madureira (Diretora Artística e Coreógrafa da Crepúsculo Cia. de Dança): (31) 3225-0040 / 3223-4611 / 9951-5272

Nenhum comentário: