29/10/07 - Última semana da exposição Arte Popular da Província de Shaanxi

Réplicas dos guerreiros e cavalos de Terracota, estampas xilográficas do Ano Novo Chinês, pinturas de camponeses, esculturas de argila colorida, porcelanas do condado de Yao e bordados populares são algumas peças que compõem o acervo da exposição temporária Arte Popular da Província de Shaanxi, aberta no Museu da Inconfidência desde setembro. Quem não visitou, ainda tem oportunidade: a exposição está entrando em sua última semana, com encerramento no dia 04 de novembro.


Arte Popular da Província de Shaanxi, organizada pela Embaixada da China no Brasil, fez parte da programação complementar à terceira edição do projeto Imagem dos Povos, que aconteceu entre os dias 28 de setembro e 04 de outubro em Ouro Preto. Está aberta à visitação de 12h às 17h30, na Sala Manoel da Costa Athaíde (Anexo I), com entrada franca.



História

Na Antiguidade, a província de Shaanxi, terra natal dos guerreiros e cavalos de Terracota, era chamada de Qin e conhecida como o museu da história natural da China e o berço da civilização chinesa. Ela está localizada entre as curvas do trecho central do rio Amarelo.


Capital de 14 dinastias, entre elas Zhou (durante a qual a China estabeleceu seu padrão de governo civilizado), Han (período em que o país abriu as portas para o mundo com a famosa "Rota da Seda") e Tang (quando o feudalismo e as trocas internacionais atingiram seu apogeu), Shaanxi representa o núcleo das principais relíquias culturais, costumes folclóricos e da história natural do país.

Fonte: Portal Ouro Preto

Nenhum comentário: