29/10/07 - A partir do dia 30, o Fórum recebe exposição sobre a obra de Paulo Mendes Campos

Reconhecido, entre tantos outros fatos, por integrar o quarteto intitulado “Cavaleiros de um Íntimo Apocalipse”, o escritor Paulo Mendes Campos será homenageado durante o Fórum das Letras de Ouro Preto com a exposição “O Poeta em Prosa e Verso”, mostra itinerante que retrata a vida e a obra do poeta e prosador mineiro.

Os 21 painéis, divididos entre apresentação, cronologia, biografia, bibliografia, poemas, trechos de livros e citações de artistas, escritores e do próprio homenageado, podem ser vistos de 30 de outubro a 11 de novembro, no Centro Cultural e Turístico da Fiemg (Praça Tiradentes, 4, Centro – Ouro Preto), diariamente, das 9h às 19h. A entrada é franca.

Ana Pacheco, presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP, afirma que "É uma honra para a FAOP trazer a Ouro Preto a mostra da vida e da obra de um dos grandes expoentes da literatura mineira, especialmente durante o Fórum das Letras". Os curadores da exposição, Humberto Werneck e Jaime Prado Gouveia, contam que Paulo Mendes Campos foi, sobretudo, um poeta de primeira ordem, com sensibilidade depurada e um saudável ceticismo diante da vida. "E, também, com um senso de humor de fina extração faceta de seu talento. Buscamos aproximar o público leitor um dos melhores escritores brasileiros do século XX", completam.

Autor menos festejado dos "Cavaleiros de um Íntimo Apocalipse", o legendário quarteto formado também pelos escritores mineiros Fernando Sabino, Hélio Pellegrino e Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos foi, na avaliação de muitos que mais de perto conheceram o grupo, o mais preparado dos quatro para a literatura. Deixou uma obra poética fisicamente modesta, embora de alta qualidade.

Exposição itinerante em homenagem a Paulo Mendes Campos

O Poeta em Verso e Prosa

De 30 de outubro a 11 de novembro

Visitação diariamente, das 9h às 19h

Local: Centro Cultural e Turístico da Fiemg

(Praça Tiradentes, 4, Centro – Ouro Preto)

Entrada Franca


Fonte: Portal Ouro Preto

Nenhum comentário: