22/11/07 - Prefeitura e Somam promovem encontro sobre aleitamento materno

Será realizado entre os dias 27 e 30 de novembro, no Colégio Providência, o 7º Encontro Mineiro de Aleitamento Materno, o 8º Encontro Mineiro de Bancos de Leite Humano e o 8º Encontro Mineiro da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. O evento, que tem como tema "O aleitamento materno e a redução da mortalidade infantil", será promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e pela Sociedade Mineira de Aleitamento Materno (Somam).

Os dois primeiros dias, 27 e 28, serão reservados a cursos que vão tratar de "Manejo Clínico", no Colégio Providência, e "Unidades Básicas de Saúde na Iniciativa Amiga da Amamentação", na Casa Pedro Aleixo. As aulas serão ministradas das 8h às 17h. As vagas são limitadas.

No dia 28, às 18h, serão realizados o credenciamento e a entrega do material para o evento. A solenidade de abertura acontece às 19h30. Já os dias 29 e 30 destacam-se por uma intensa programação, com cerca de 20 palestras de caráter científico, apresentadas por profissionais selecionados pela Somam, das 8h às 18h. Entre os temas estão "Semana mundial de aleitamento materno", "Lei de proteção ao Aleitamento Materno", "Banco de Leite Humano", "Aleitamento Materno e Adolescência", "Infecções maternas e lactação" e "Situação do aleitamento materno no Brasil".

Para a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Guerra, o evento será realizado pela primeira vez em Mariana. "O encontro abre as portas do município e permite que outras cidades conheçam o trabalho realizado aqui. Além disso é uma oportunidade de trazer o conhecimento científico para mais perto de nossos profissionais, que se reciclam com novas informações", explica.

A coordenadora destaca ainda as ações do município voltadas para a questão do aleitamento materno. Um exemplo é o programa Mater – Mães de Mariana, da Secretaria Municipal de Saúde. Em fase de implantação, o projeto piloto tem o objetivo de capacitar profissionais que atendem gestantes na preparação para o aleitamento, além de conscientizá-las a amamentarem pelo menos durante os seis primeiros meses de vida do bebê, preferencialmente até os dois anos de idade, complementando a alimentação.

Nenhum comentário: