16/01/08 - Mariana ganha mais cinco novos cursos superiores

Os interessados em ingressar em uma universidade federal terão agora uma chance a mais. A Prefeitura de Mariana, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), implantará um campus de Ciências Aplicadas na cidade. Cinco novos cursos estarão à disposição dos interessados: Pedagogia, Ciências Econômicas, Administração, Serviço Social e Comunicação Social.

Em julho deste ano acontece o vestibular para os cursos de Administração e Ciências Econômicas e, no primeiro semestre de 2009, para os demais. O aumento destas vagas foi possível graças ao Reuni, programa do governo federal que busca aumentar o ingresso de alunos nas universidades federais.

"O Reuni propõe a expansão e procura fazer com que o ensino superior seja mais acessível e chegue mais próximo das pessoas. E a UFOP agiu com rapidez, assumiu esse compromisso e a responsabilidade de colaborar significativamente para a implantação desse projeto. Para Mariana isso veio a calhar, pois vai ao encontro do esforço e da visão do governo municipal diante da responsabilidade em proporcionar acessibilidade aos nossos alunos", comemora o prefeito Celso Cota.

Para o procurador do município, Israel Quirino, Mariana terá grandes vantagens com a chegada do Campus. "O primeiro é que a cidade abrigará um centro de ciências aplicadas, vamos ter um público diferenciado, com mais estudantes circulando pela cidade. A população acadêmica aumentará significativamente, trazendo grandes benefícios para a economia local, que estará se movimentando constantemente", afirma.

Mariana abriga atualmente oito cursos: Letras e História, pela UFOP; Filosofia, pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM); Administração Empresarial, mantido pela Faculdade de Administração de Mariana (FAMA); e Pedagogia, Meio Ambiente, Gestão Pública e Direito, pela Unipac.

Faculdades funcionarão no Colégio Padre Avelar

A administração municipal cedeu o Colégio Padre Avelar à UFOP para que os cursos de Ciências Econômicas, Administração, Serviço Social e Comunicação Social funcionem na escola. Para atender aos requisitos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC), o prédio passará por uma série de reformas.O curso de Pedagogia será ministrado no campus do ICHS.

Os alunos que estudam no Colégio Padre Avelar serão remanejados para outras escolas. As turmas diurnas – Ensino Fundamental 2 (5ª a 8ª séries e pré-escolar) – permanecem no local e, de acordo com o procurador do município, Israel Quirino, devem ser redistribuídas para outras escolas. "Com a inauguração da escola do bairro Rosário, os alunos poderão ser transferidos para lá. E os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) noturno já estão alocados no Cempa. Esperamos que em um prazo máximo de dois anos, todos os estudantes já tenham sido remanejados", afirma.

Nenhum comentário: