01/02/08 - Exposição "Folias da Vida - Revivendo os Carnavais"

Uma das atrações culturais de destaque promovida pela Prefeitura de Mariana será a Exposição: Folias da Vida: (Re)vivendo Carnavais, no Centro de Atenção ao Turismo durante todo o mês de fevereiro.

O trabalho, que tem organização e pesquisa de José Geraldo Begname e
Luciano Nazaré de Almeida, aborda o carnaval enquanto uma manifestação da vida, evidenciando suas práticas e lugares ao longo dos tempos e, desta forma, deseja contribuir para o fortalecimento da identidade do povo marianense.

De acordo com os organizadores, este será um instrumento capaz de proporcionar o conhecimento e o reconhecimento dos festejos carnavalescos de outros tempos, como o do bloco dos Matraqueiros, do Reco-reco, das Andorinhas, bloco do Maracatu, bloco das Margaridas, do Zé Pereira da Chácara, do bloco da Central, dos Farrapos, do Folia Nossa, do Só Muié e tantos outros.

"A fotografia foi escolhida como forma de comunicação pela sua importância como registro histórico. Assim, buscamos explorar a imagem como recurso para a reconstituição de um tempo passado, permitindo que o observador formule suas próprias idéias sobre aquilo que observa" explica José Geraldo Begname.

Ainda de acordo com Begname, "o eixo condutor da exposição é o tempo cronológico. A partir dele destacamos as principais transformações ocorridas no mundo do carnaval, desde a Grécia Antiga até os dias de hoje".

A exposição possui ainda o importante papel de transmitir cultura, lazer, sociabilidade, identidade e consciência do patrimônio cultural constituído. Desta forma, contribuirá para a consolidação do projeto da Prefeitura Municipal de Mariana de transformar o carnaval da cidade em um evento cultural e familiar.

Local: CAT (Centro de Apoio ao Turismo)
Rua Direita, Nº 91/93, Centro
Período: 02/02/2008 a 29/02/2008

Texto: Tatiana Toledo

Nenhum comentário: