07/02/08 - Morro da Saudade é bi-campeã do Carnaval em Mariana

A escola de samba campeã do Carnaval 2008 foi conhecida nesta quarta-feira de cinzas. Pelo segundo ano consecutivo, a Morro da Saudade, do distrito de Passagem, foi a grande vencedora, com 99 pontos. A Unidos de Mariana ficou em segundo lugar com 91,5, seguida de Vila do Carmo (82,5); Mocidade Independente do São Gonçalo (82) e Acadêmicos do Barro Preto (65).

As escolas foram avaliadas por cinco jurados, com notas de cinco a dez, nos seguintes quesitos: bateria, samba enredo, harmonia, evolução, enredo (tema), conjunto, alegoria e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre sala e porta bandeira. A vencedora perdeu apenas um ponto na avaliação do último quesito.

A apuração foi marcada por grande discussão, principalmente no quesito samba enredo. A Unidos de Mariana alegou que a agremiação Morro da Saudade plageou o samba do Salgueiro, por isso, deveria perder pontos. A comissão de Carnaval não acatou o pedido da escola justificando que nenhum jurado havia feito ressalva por escrito sobre o samba enredo.Em protesto, os integrantes da Unidos se retiraram do auditório do Colégio Municipal Padre Avelar. A Acadêmicos do Barro Preto perdeu dez pontos por se atrasar para iniciar o desfile.

Ao final da divulgação das notas, o presidente da Morro da Saudade, José Arlindo Pinto, agradeceu o empenho de todos da escola em conquistar o título. Para ele, foi a união e a luta que permitiu que a agremiação pudesse mostrar um Carnaval grandioso na avenida.

A presidente da Acadêmicos do Barro Preto, Fátima Cardoso, disse emocionada, ter realizado "o grande sonho de colocar a escola na avenida mesmo diante de tantas dificuldades que surgiram como escola principiante".

Confira o resultado final:

Morro da Saudade: 99 pontos (1º lugar)
Unidos de Mariana: 91,5 pontos (2º lugar)
Vila do Carmo: 82,5 pontos (3º lugar)
Mocidade Independente de São Gonçalo: 82 pontos (4º lugar)
Acadêmicos do Barro Preto: 65 pontos (5º lugar)

Todas as escolas participantes receberam troféus e prêmios em dinheiro que variam de R$ 3 mil a R$ 300,00. Para o secretário de Cultura e Turismo, Marcílio Queiroz, a avaliação do Carnaval 2008 não poderia ser outra: "Foi excelente!", afirmou.

Nenhum comentário: