15/02/08 - Prefeitura de Mariana inaugura Portal do Patrimônio Cultural

O Portal do Patrimônio Cultural foi criado para reunir as numerosas e dispersas iniciativas do Inventário de Bens Culturais produzidas em Minas Gerais, disponibilizando-as aos pesquisadores da cultura mineira. A intenção é reunir os bens portadores de identidade nas diferentes cidades de Minas, uma vez que, por exigência do Estado para repasse do ICMS Cultural, muitos municípios atualmente identificam e registram seus bens referenciais. E a Prefeitura Municipal de Mariana foi a primeira a firmar parceria com a equipe idealizadora do site, para nele incluir a catalogação dos seus bens, iniciada em 2004.

Assim, desde fevereiro de 2008 é possível consultar na internet informações diversas sobre o acervo dos distritos de Mariana, cadastrado em 90 fichas onde há descrições sucintas dos bens inventariados, constando dados básicos quanto à importância, histórico, características gerais e estados de conservação e preservação; acompanhadas de fotografias e mapas. Com um simples cadastro no site é possível que qualquer usuário de Internet tenha acesso aos principais sítios arqueológicos marianenses, bem como ao seu patrimônio edificado, arquivístico, móvel ou imaterial.

É importante esclarecer que na primeira fase do inventário, o município de Mariana privilegiou os bens culturais dos seus distritos e povoados. O recenseamento visava desvendar as referências culturais ainda desconhecidas do grande público, concentradas principalmente na área rural. Após percorrer todos os distritos marianenses, a equipe de pesquisadores da Prefeitura pretende, neste ano de 2008, iniciar a inclusão das fichas dos bens da sede, com informações sobre o patrimônio arquivístico da Cúria Arquidiocesana ou sobre a tradição do Zé Pereira da Chácara; bem como dos bens do distrito de Passagem de Mariana e do povoado de Canela.

Além disso, aproveitando o processo de tombamento em nível municipal do Núcleo Urbano do distrito de Santa Rita Durão, já aprovado pelo Conselho Municipal de Patrimônio, mais fichas relativas a esta localidade serão produzidas e aquelas já existentes serão refeitas, tendo em vista que foram preenchidas em 2004 e muitas das informações ali contidas já se encontram ultrapassadas.

Outro aspecto importante do projeto é viabilizar a atualização constante das informações que compõem os cadastros, a partir da interação com as comunidades. Qualquer pessoa pode ter acesso ao site e manter contato com a administração do Portal, para inclusão de novos elementos nas fichas, permitindo que a sociedade tenha conhecimento preciso sobre a conservação dos bens e participe ativamente da preservação do seu patrimônio.

Aproveitando esse potencial do Portal como instrumento de conscientização e intercâmbio de informações, a Prefeitura Municipal de Mariana também pretende transformar a iniciativa em um projeto de Educação Patrimonial, incentivando o acesso ao site nas escolas e a produção de pesquisas sobre os bens pelos alunos. O endereço é www.portaldopatrimoniocultural.com.br

Texto: Patrícia Pereira (arquiteta e historiadora da Memória Arquitetura).

Nenhum comentário: