28/10/08 - 10 anos do Museu do Oratório com flauta de Lúcia Alves Melo e cravo de Moacyr Laterza Filho

Em comemoração aos 10 anos do Museu do Oratório e como encerramento da Série de Concertos de 2008, o cravista Moazyr Laterza Filho e a flautista Lúcia Alves Melo se apresentam no Museu do Oratório (Adro do Carmo, 28– Ouro Preto/MG).

No programa, obras de G. Ph. Telemann, A Corelli, J. E. Gramani, Robert Carr, Henry Purcell e J. S. Bach. O concerto acontece dia 1º de novembro, às 18h30. Ingressos a R$ 10,00.

Os músicos

Moacyr Laterza Filho, pianista, é professor da Fundação de Educação Artística (FEA) e da Universidade do Estado de Minas Gerais. Iniciou seus estudos na FEA, sob a orientação de Maria Rita Bizzotto, e, depois, na Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação de Eduardo Hazan. Mestre em Teoria da Literatura pela UFMG e doutor em literatura pela PUC-MINAS, sua tese de doutorado constitui-se numa pesquisa comparativa entre música e literatura barrocas. Tendo o cravo como segundo instrumento, foi aluno de Elisa Freixo. Atua tanto como solista quanto como camerista e é músico convidado da Orquestra Experimental da Ufop, da qual foi preparador, e da Orquestra de Câmara MUSICOOP – SESIMINAS.

Lúcia Alves Melo é bacharel em flauta transversal pela UFMG, tendo estudado com Mauricio Freire e Artur Andrés. É professora de flauta doce, traverso e flauta transversal. Lecionou no Curso de Musicalização Infantil da UFMG e na Casa de Música de Ouro Branco. Participou como solista de diversos concertos com o Grupo de Música Antiga da UFMG, Orquestra Barroca Harmônico Tributo e o grupo Collegium Musicum de Minas. Nos EUA foi professora do IU Pre-College Recorder Program por quatro anos. Lúcia concluiu recentemente o Performer Diploma em Traverso Barroco e Mestrado em Flauta Doce pela Indiana University nos EUA, além de participar de Masterclasses com os renomados professores Marion Verbruggen, Wilbert Hazelzet e Barthold Kuijken. Integrou os grupos de música de câmara Frutti Musicali e Musique de Table, e atuou como artista convidada da Indianapolis Baroque Orchestra, Louisville Baroque Orchestra e Dallas Bach Society.

Programa

G. Ph. Telemann - Sonata em fá maior para cravo e baixo contínuo (allego/largo/allegro)
A. Corelli - Sonata em fá maior para flauta e baixo contínuo (adagio/allegro/vivace/adagioallegro)
J. E. Gramani - "Carinhosa", para flauta e cravo.
Robert Carr - 'Divisions upon an Italian ground'
Henry Purcell - Ground em dó menor (cravo solo)
J. S. Bach - sonata em dó maior para flauta e cravo (andante/allegro/adagio/minuetos I e II)

O Museu do Oratório
Inaugurado em outubro de 1998, em Ouro Preto/MG, o Museu do Oratório apresenta uma coleção única em todo o mundo: são 162 oratórios e mais de 300 imagens dos séculos XVII ao XX. As peças do acervo foram doadas ao Governo Federal pela colecionadora Angela Gutierrez e são genuinamente brasileiras, principalmente de Minas Gerais. O acervo caracteriza-se pela diversidade de tipos, de tamanhos e de materiais, com detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos.

Visitado anualmente por mais de 50 mil pessoas, o Museu do Oratório está instalado em um casarão histórico de três andares onde, durante algum tempo, morou Aleijadinho (1738-1814), o mais importante escultor barroco do Brasil. Situado no adro da Igreja do Carmo, o prédio setecentista foi especialmente recuperado e equipado com modernos recursos tecnológicos para receber a coleção. O projeto museográfico é do francês Pierre Catel, que idealizou um cenário expressivo e acolhedor. Aliada a uma manutenção impecável, a atmosfera, com fundo de música barroca, encanta o visitante e valoriza ainda mais a coleção.

O Museu do Oratório, bem como o Museu de Arte e Ofício em Belo Horizonte estão vinculados ao Instituto Cultural Flávio Gutierrez - ICFG, fundado e presidido por Angela Gutierrez. O ICFG objetiva a preservação, difusão e valorização do patrimônio cultural brasileiro, atua especialmente no desenvolvimento de projetos museológicos e museográficos e coordena projetos editoriais focados na área de patrimônio e desenvolve projetos educacionais e culturais.

Serviço
Série de Concertos no Museu do Oratório
Flauta e Cravo, com Lúcia Alves Melo e Moacyr Laterza Filho
Dia 1º de novembro, sábado às 18h30
No Museu do Oratório (Adro do Carmo, 28, Centro – Ouro Preto)
Ingressos: R$ 10,00
Informações e reservas: (31) 3551-5369

Nenhum comentário: