03/11/08 - A canção popular e a oralidade de Vander Lee no Noite do Griot

Na África, há séculos e milênios, muitas estórias, dentre elas a própria história da humanidade, heranças e valores das civilizações do passado são transmitidos pelos mais experientes em conversas com os mais jovens da comunidade. Sob a frondosa sombra dos baobás, árvores seculares e símbolo de diversas civilizações africanas, filosofia, provérbios e canções são transmitidos pelos griots, responsáveis por essa tradição oral, e que são homenageados pelo Centro Cultural Casa África no projeto Noite do Griot. No próximo dia 13 de novembro (quinta-feira), a Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, na última edição do projeto em 2008, receberá como griot da noite o cantor e compositor mineiro Vander Lee.

“Que as crianças ainda cantam (..) e os velhos ainda choram seus bordões”. Nesses versos, mesmo sem a sombra de um baobá, Vander Lee trata um pouco dessa oralidade presente ainda nos dias atuais. Com uma interessante trajetória pra narrar, de quem iniciou cantando em bares e hoje é um dos mais requisitados compositores brasileiros na última década, o artista já foi gravado por nomes como Gal Costa, Elza Soares, Rita Ribeiro, Leila Pinheiro e Alcione.

No Noite do Griot, Vander Lee fará do espetáculo um momento único e intimista, em que conversará com o público sobre sua trajetória, influências e gostos. “Através das musicas vou contar a minha história. Sou um cara muito solto, então não me preocupo com o que vai acontecer. Com certeza, falarei um pouco das influências afros, portuguesas e barrocas presentes nas minhas canções, entre outras coisas”, adianta o artista.

Apenas no banquinho e violão, Vander Lee cantará grandes sucessos de sua carreira, que compõe parte do repertório do último CD e DVD lançados em 2006, “Pensei que fosse o céu ao vivo”. Músicas como “Do Brasil”, Românticos”, “Meu Jardim” e “Passional” fazem dele um artista que arrasta grande público em suas apresentações. Prova disso é que os ingressos para a apresentação no Noite do Griot já estão esgotados.

Com esse espetáculo, o projeto Noite do Griot encerra a temporada de 2008, que prestou homenagens ao poeta e escritor Abdias Nascimento, iniciado no mês de junho com as participações do escritor e etnólogo cubano-jamaicano Carlos Moore e do poeta e bailarino Benjamin Abras. Esse ano, passaram pelo projeto diversos artistas brasileiros. Foram eles a cantora paulistana Fabiana Cozza; o cantor e compositor paraibano Chico César; o sambista e escritor carioca Nei Lopes e a cantora e percussionista Raquel Coutinho.

Vander Lee: canções e simpatia populares

Ganhador do prêmio TIM na categoria de melhor disco de canção popular com “Pensei que fosse o céu ao vivo” (Indie Records), Vander Lee é um autor versátil, que passeia por diversos estilos da MPB, do samba ao funk, e apesar de ter musicalidade exuberante traz como uma de suas marcas a simplicidade de quem começou a tocar nas noites dos bares da capital mineira. E com essa mesma simplicidade (e facilidade) traz em suas composições temas diversos, entre eles as múltiplas facetas que envolvem a mente e os sentimentos de quem está em tempo de paixão, e sabe ainda ser o trovador bucólico das simplicidades do cotidiano.

Na discografia, Vander Lee possui cinco CD’s e dois DVD’s lançados.


Serviços:
Noite do Griot 2008 – Vander Lee
Data: 13 de novembro (quinta-feira), às 20 horas
Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, Centro)
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Informações: (31) 3236-7400 / 3234-4241

Foto: Levindo Carneiro

Nenhum comentário: