05/09/07 - O Jazz Paralelo de Ouro Preto vive sua quinta edição este ano

O Jazz Paralelo acontece em Ouro Preto junto ao Festival Tudo É Jazz, entre os dias 13 e 16 de setembro. As edições são anuais e, neste ano de 2007, serão quatro dias de puro jazz embalado por músicos locais e atrações internacionais. O Paralelo é um evento ao ar livre e gratuito que será realizado em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

Os shows são organizados com o intuito de promover e ampliar o movimento de jazz que se consolida cada vez mais na cidade com a presença do Tudo é Jazz, que também oferece sua parceria neste evento junto ao CEA. Coordenado por Fátima e Eduardo Tropia, o Jazz Paralelo teve início em 2003, um ano depois da chegada do Tudo É Jazz na cidade. “Tudo começou quando Eduardo Tropia teve a idéia de colocar um palco pequeno na Rua Direta para incentivar os músicos da cidade e também colocar um pouco de música na tarde de sábado para a população de Ouro Preto”, diz a irmã, Fátima Tropia. Na última edição, em 2006, o evento passou a ser apresentado no Largo do Rosário.

Muita gente vai passar pelo palco do Rosário, como o pianista norte-americano Cliff Korman, o flautista argentino Jorge Cutello e uma variedade de músicos locais. O encerramento, no domingo, será “Uma tarde com Maria Schneider”, com participação especial de Ivan Lins e Marina Machado. De dois anos pra cá, a escolha dos músicos para a abertura do Jazz Paralelo sempre foi baseada na relação do músico com a cidade de Ouro Preto. Na sexta-feira e sábado existe uma parceria com o festival Tudo é Jazz que decide a programação desses dias. “Este ano, para o dia 13 temos não somente músicos locais, mas músicos que tem histórias de vida com a cidade de Ouro Preto”, afirma a coordenadora Fátima.

Além dos shows apresentados no palco do Largo do Rosário, o Jazz Paralelo também incentiva e promove atrações pelos bares e restaurantes das cidades. “Para esse ano a expectativa é que o público seja maior do que o ano passado e que o Jazz Paralelo se firme como um evento importante e complementar do Festival Tudo é Jazz. Temos uma programação mais intensa de quinta a domingo” diz Fátima sobre as expectativas para o Jazz Paralelo Ano 5.

Confira a programação no site oficial do evento.


Texto: Bruna Santos

Nenhum comentário: