06/09/07 - Sine atende a requisições de seguro desemprego

Que emprego está difícil no Brasil, é fato consumado por qualquer brasileiro que esteja procurando uma ocupação. Uma ferramenta de auxílio ao trabalhador é Sistema Nacional de Emprego, o Sine. O Sistema é um programa do governo federal, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através de sua Secretaria de Políticas Públicas de Emprego — SPPE - cujas diretrizes são fixadas pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador - CODEFAT.

Em Mariana, o Sine ampliou os atendimentos. Em balanço realizado pelo órgão, somente no mês de agosto, foram 962. Desse total, 185 pessoas procuraram o departamento para requerer o benefício do Seguro - Desemprego, ficando abaixo apenas das 322 emissões de Carteira de Trabalho. A procura é tanta que, em uma comparação com os atendimentos realizados de janeiro a julho deste ano, foram 9.728 atendimentos, sendo 233 requisições para Seguro-Desemprego.

Segundo a coordenadora do Sine Mariana, Maria Marta da Silva, o aumento se deve ao cancelamento do serviço na Caixa Econômica Federal: “Antes, o trabalhador que quisesse sacar o seguro podia procurar a Caixa, que não está realizando mais este serviço. O Sine ficou com toda a responsabilidade, aumentando muito a demanda”, diz.

Quem estiver precisando solicitar o benefício deve levar os seguintes documentos: requerimento em duas vias; carteira de trabalho; os dois últimos contracheques; comprovante de saque do FGTS; Carteira de Identidade; termo de rescisão de contrato; Cartão do PIS/PASEP e CPF. Os interessados devem procurar o Sine, que fica na avenida Getúlio Vargas, sem número, salas 01 e 02, no Ginásio Poliesportivo.

Informações:
Maria Marta da Silva (coordenadora do Sine): 3557-9048 e 3557-3547

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Mariana

Nenhum comentário: